Festival Internacional de Folclore de Nova Prata - RS


Olá leitores!
Hoje o post vai ser diferente: entre os dias 20 e 24 de setembro aconteceu em Nova Prata (cidade onde moro) a 13ª edição do Festival Internacional de Folclore. No dia 22 tive a oportunidade de conferir o espetáculo de dança dos grupos participantes do Festival e foi a primeira vez que fui assistir. O Festival já ocorreu diversas vezes por aqui, mas nunca tive a chance de ir.

Na noite em que eu e minha mãe fomos, teve as apresentações dos seguintes países: Ilha de Páscoa, México, Panamá, Turquia, Uruguai e alguns grupos de dança da própria cidade, como o Kalina (danças típicas da Polônia), CTG Retorno à Querência (danças típicas do Rio Grande do Sul) e Bailado Gaúcho (grupo de danças típicas de todas as regiões do Brasil e quem realizou o evento).

O evento foi marcado para às 19:30, mas começou às 19:45. Foram somente 15 minutos de atraso.

Começou com uma apresentação do grupo Bailado Gaúcho, onde foi contada em forma de canto e dança, a história de como a Nossa Senhora Aparecida foi encontrada e como ela se tornou a padroeira do Brasil, pois o Festival também comemorou nessa edição os 300 anos da Nossa Senhora.


 


Foi uma apresentação bem emocionante, principalmente para quem é católico ou simplesmente acredita e tem fé na Nossa Senhora Aparecida!

Depois foram chamados os grupos que iriam se apresentar durante a noite. Foram chamados um por um para subir ao palco.




Quando todos já estavam no palco, o presidente do Bailado Gaúcho falou algumas palavras para iniciar o espetáculo daquela noite.

Depois que todos saíram do palco, começou a apresentação do primeiro grupo estrangeiro: o México.

Sou suspeita falar, pois sou apaixonada por tudo que tenha a ver com o México. Desde criança assistia as novelas mexicanas no SBT e fui uma grande fã de RBD, então tenho um imenso carinho pelo país! Mesmo nunca tendo ido até lá (ainda!).

Durante toda a apresentação senti emoção e alegria por estar realizando um sonho e ainda assistir um grupo de dança mexicano apresentando toda a sua cultura (que é fantástica, por sinal).





Logo que acabou, ouvi algumas pessoas na plateia gritando "México, México!". E todo mundo aplaudiu com entusiasmo! Foi lindo!

Apagaram as luzes e tivemos uns minutos para "esticar as pernas", afinal estávamos sentados nas arquibancadas e isso era um pouco desconfortável. Algumas pessoas aproveitaram o momento para ir ao banheiro ou ir ao bar comprar algo.

Alguns minutos se passaram e logo começou uma homenagem à um músico importante aqui na cidade. Passou um vídeo no telão sobre a vida dele e depois algumas pessoas que estavam no palco chamaram o mesmo para subir lá. 

A próxima apresentação foi do Panamá. Foi interessante conhecer mais sobre a dança de um país que eu particularmente não sei muito sobre.



A próxima atração foi a do grupo Kalina, que, como eu disse anteriormente, é um grupo de danças típicas polonesas e é de Nova Prata mesmo.
Por incrível que pareça, eu e minha mãe ainda não tínhamos assistido uma apresentação do grupo, então ficamos bem felizes de poder vê-los!





Após a apresentação do Kalina, teve a Ilha de Páscoa. Eles já vieram em outras edições do festival, mas como já disse antes, só tive a oportunidade de vê-los agora.

A dança e o canto do grupo contam a história do seu povo. Foi incrível conhecer uma cultura totalmente diferente da minha!
Para quem não sabe, a Ilha de Páscoa fica em uma ilha (óbvio!) no Chile (que também participou do Festival, porém se apresentou em outra noite).




Aqui em Nova Prata temos dois CTGs (Centro de Tradições Gaúchas), mas nessa noite apenas um se apresentou e foi o Retorno à Querência.

Foi lindo ver algumas danças típicas daqui do sul, além de terem apresentado uma canção especial sobre a cidade, o que foi mais lindo ainda!




A próxima apresentação foi da Turquia. Também foi diferente de tudo o que já vi.
A dança deles é muito animada e me deu vontade de dançar também! Além das roupas serem bem coloridas! Foi fantástico!




Além da apresentação inicial, o Bailado Gaúcho (Folclore, Arte e Dança) também dançou, logo após a Turquia. Eles apresentaram uma dança tipicamente nordestina, o que foi incrível!




E por último tivemos o Uruguai. Eles usavam algumas roupas parecidas com as vestimentas típicas do RS, como a bombacha, acho que é porque o país e o estado do RS fazem fronteira um com outro e nossas culturas acabam sendo parecidas.
O espetáculo dos uruguaios foi incrível!



Quando acabou fiquei triste, pois queria ver mais! 

Enfim, o Festival todo foi maravilhoso e bem organizado! Teve um pequeno intervalo de poucos minutos entre cada apresentação, o que deu tempo para as pessoas descansarem um pouco. 
Além das apresentações à noite, o Festival contou também com uma Feira de Artesanato no Salão Paroquial, no centro da cidade, com artesanatos locais. 
Os grupos se apresentaram nas escolas da cidade, na Feira de Artesanato e também no centro da cidade (onde havia um palco montado para as apresentações). 

Além dos países que assisti, tiveram outros que participaram do Festival: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e alguns outros grupos da cidade.

Nesses dias Nova Prata foi invadida pela cultura de países diferentes, o que eu acho muito importante que aconteça em outras cidades do Brasil também, principalmente nesse momento em que estamos passando: onde a ignorância e o desrespeito falam mais alto. Essa troca de cultura é essencial para entendermos que não estamos sozinhos no mundo e que há uma infinidade de culturas e línguas diferentes.

Espero que tenham gostado do post! 

Vocês já tiveram a oportunidade de conhecer outras culturas ? Comentem aí embaixo para eu saber!

OBS1: Me desculpem pelas fotos não estarem em boa qualidade, pois elas foram tiradas com celular.
OBS2: Se vocês gostam de posts assim, comentem aqui em baixo, que poderei trazer mais posts desse tipo!

Beijos e até a próxima <3

2 comentários:

  1. Ai que lindo o festival!!
    Adoro esse tipo de evento!
    E as fotos ficaram boas sim menina, ainda mais por serem de celular! haha

    beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua visita! Vou amar ler seu comentário!
Se possível, deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita! Beijos e volte sempre :)

® Inverno de 1996 | Layout por A Design